MAE, a solução da Huawei para a condução autónoma

A Huawei apresentou uma proposta para acelerar a adoção de sistemas de condução autónoma através de redes celulares chamada MAE, de Mobile Automation Engine.
A MAE deve ser usada pela indústria automóvel e pela indústria das telecomunicações para o desenvolvimento de uma solução de condução autónoma. A Huawei criou esta solução e estima que a adoção de AI neste setor deve crescer com o florescimento das redes 4G e 5G, com os carros completamente autónomos a chegarem algures na década de 2030.
O modelo teórico da MAE estima a utilização de redes celulares e AI para gerir cenários através de uma colaboração mais eficiente. A MAE irá coordenar os veículos através das redes e o utilizador só terá de definir para onde quer ir e que tipo de rota prefere, explica o VentureBeat. Segundo a Huawei, operadoras, associações, analistas e grupos de standards como GSMA ou GTI estão entre os interessados em participar no modelo.
A fabricante organizou uma demonstração em parceria com a Jaguar Land Rover e com a Vodafone para mostrar a capacidade de comunicações Cellular Vehicle-to-Everything (C-V2X) segundo o padrão internacional 3GPPP Release 14 e com suporte a comunicações móveis car-to-car PC5 e Vodafone Uu.
Durante a apresentação, a Huawei conseguiu fazer com que os carros comunicassem alterações de faixa, alertassem em caso de travagens súbitas, circulassem a um limite de velocidade predefinido e emitissem avisos em caso chegada a cruzamentos.
A questão que ainda terá de ser respondida é se as comunicações C-V2X vão ser lançadas com o amadurecimento das redes 4G ou se se irá esperar pelo crescimento e expansão do 5G.
Relacionados
-
Exame Informática Semanal: As nossas escolhas para as melhores compras de Natal
Em fim de semana de compras (a Black Friday é, na verdade, o Black Weekend) revelamos os melhores dispositivos que pode comprar. Temos portáteis, smartphones, tablets, televisores, colunas de som, auscultadores... e muito mais!
-
Parlamento britânico apreende documentos internos do Facebook
O Parlamento britânico considera que o Facebook tem tentado evitar a resposta a questões pertinentes e avançou para a apreensão de documentos da empresa.
-
Ohio permite que empresas paguem impostos em Bitcoin
As autoridades no Ohio estreiam esta semana um portal que irá permitir que as empresas liquidem os seus impostos usando cibermoeda, numa medida inédita.
-
Google remove apps maliciosas da Play Store. Já tinham sido descarregadas por 500.000 vezes
A Google anunciou a remoção de 13 apps que instalam malware nos aparelhos dos utilizadores. Um investigador denuncia que as apps já tinham sido descarregadas por meio milhão de vezes.
-
Samsung vai pagar indemnizações a trabalhadores de fábricas com doenças profissionais
Mais de 200 funcionários terão sido afetados nas linhas de produção da Samsung com doenças em contexto profissional, tendo cerca de 70 falecido. A empresa coreana chegou a acordo para o pagamento de indemnizações, depois de negociações que duraram dez anos.
Em destaque na Homepage
-
-
Nova versão de Chrome avança com proteção contra phishing em tempo real
11.12.2019 às 10h39
-
-
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
Tekever: sócio maioritário saiu da empresa depois de processos de arresto
10.12.2019 às 18h45
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários