Governo inglês oferece pulseira eletrónica a pessoas em risco de desenvolver diabetes tipo 2

Maskot - Getty Images
Uma medida de prevenção que pretende dar aos cidadãos acesso a aplicações com conteúdos educacionais sobre a doença, acesso a grupos de apoio e um maior controlo de hábitos e boas práticas de saúde
O Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) vai entregar uma pulseira eletrónica que permite monitorizar a atividade física a um grupo de cidadãos em risco de contraír diabetes tipo 2. Até oito mil pessoas poderão beneficiar com esta medida digital, que chega numa altura em que o governo britânico está a enfrentar uma das maiores crises no setor da saúde relacionadas com a obesidade.
De acordo com o jornal Guardian, as pulseiras darão acesso apps que permitem aos utilizadores consultarem conteúdos educacionais, grupos de apoio e definir objetivos para ter um melhor controlo e organização de hábitos de saúde.
«Muitos de nós utilizamos tecnologia prática no dia a dia e esta vai ser uma medida fantástica na prevenção da diabetes», contou Jenifer Smith, diretora de um programa de saúde pública com foco no combate à diabetes, explicando que as aplicações de controlo de fitness têm grande popularidade no Reino Unido, mesmo que a sua eficácia tenha vindo a ser questionada.
O The Guardian sublinha que atualmente há quase quatro milhões de pessoas com diabetes tipo 2 em Inglaterra e que uma em cada seis camas de hospital são ocupadas por alguém com a doença. O jornal conta que anualmente são feitas mais de nove mil amputações derivadas do agravamento da doença e que o sistema de saúde britânico tem custos na ordem das seis mil milhões de libras anuais.
Relacionados
-
Insulina em comprimidos pode vir ajudar na diabetes Tipo II
Investigadores do MIT desenvolveram um comprimido que injeta insulina no estômago e afasta a necessidade de múltiplas injeções diárias nos pacientes com diabetes Tipo II.
-
Inteligência Artificial da Google usada para detetar doenças dos olhos na Índia
A Verily, o braço especializado em Ciência da Alphabet, desenvolveu um algoritmo capaz de detetar sinais de doenças oftalmológicas associadas à diabetes de forma eficiente. O sistema está a ser testado na Índia.
-
Seis sintomas que ajudam a detetar o vício dos videojogos
Um problema que só recentemente foi considerado doença e que tem vindo a tornar-se cada vez mais comum na nossa sociedade, que é cada vez mais dependente das novas tecnologias
-
Investigadores alemães usam inteligência artificial para acelerar estudo do genoma
Caso esta técnica seja implementada o processo de descoberta de proteínas do genoma que causam doenças (cancro, diabetes, demência) pode tornar-se muito mais rápido
Em destaque na Homepage
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários