exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Drone “gigante” de transporte testado com sucesso

Sérgio Magno

  • 333

Com quase dois metros de altura e capaz de voar a mais de 150 km/h, o Autonomous Pod Transport 70 é um drone dedicado ao transporte de carga

O Autonomous Pod Transport 70, mais conhecido por APT 70, fez o primeiro voo autónomo no Texas, Estados Unidos. Este drone foi desenvolvido pela norte-americana Bell, uma conhecido marca de helicópteros, e a japonesa Yamato, uma empresa especializada em logística que está a desenvolver o sistema de entrega e recolha da carga.

Este é um drone destinado a funcionar de modo autónomo para transportar carga, incluindo serviços de medicamentos e comida em zonas de catástrofe. De acordo com o The Japan Times, espera-se que o por APT 70 fique operacional no Japão no início de 2020, onde será usado comercialmente para transporte rápido de carga.

A denominação APT 70 indica a capacidade do drone: 70 libras, o equivalente a cerca de 32 kg. Uma capacidade considerada elevada para este tipo de transporte. Este drone mede 1,8 metros de altura por 2,7 metros de largura. Tem um alcance de quase 60 km e consegue chegar a 160 km de velocidade máxima graças à capacidade de comutar entre voo vertical (descolagem e aterragem) para voo horizontal.

Mas este não deverá ser o primeiro drone a fazer entregas já que outras empresas aparentam estar mais avançadas no processo de desenvolvimento. A FAA, a entidade que licencia a utilização de aeronaves nos Estados Unidos, já certificou o drone Wing da Alphabet, a dona da Google; a Amazon conta utilizar começar a fazer entregas com o serviço Prime Air ainda este ano; e a empresa de transportes UPS está em processo de obter a aprovação da FAA para um serviço de entregas baseados em drone.

Isto significa que estamos prestes a receber encomendas entregues por drones? Nem por isso, porque os serviços anunciados até agora são, sobretudo, destinados a testar a tecnologia e vão funcionar em geografias muito restritas.

  • 333