exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

WiFi4EU: nova convocatória para Internet nos municípios entre 19 e 20 de setembro

bortonia

Mais de dois terços dos municípios portugueses já garantiram vales de 15 mil euros para a instalação de pontos de acesso à Net em espaços públicos

  • 333

A terceira edição de captação de candidaturas aos vouchers do WiFi4EU vai arrancar a 19 de setembro às 12h00 e terminar às 16h00 de 20 de setembro. A convocatória destina-se a todos os municípios europeus, que poderão beneficiar de vales de 15 mil euros, que poderão ser aplicados na compra dos equipamentos necessários para disponibilizar pontos de acesso gratuitos por Wi-Fi em espaços públicos.

«Os municípios aos quais serão atribuídos os vales seguem o critério da “ordem de chegada” /candidatura no portal WiFi4EU. Assim, todas as câmaras municipais que pretendam beneficiar deste financiamento devem proceder à inscrição/registo no referido portal ou, no caso de já estarem registadas e não terem sido contempladas nas fases anteriores, devem confirmar os seus contactos e elementos de identificação», informa a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), que tem vindo a coordenar esta iniciativa nascida no Parlamento Europeu e levada a cabo pela Comissão Europeia com o propósito de fomentar a proliferação de pontos de acesso à Net em espaço público.

Na nova edição da WiFi4EU, prevê-se a distribuição de 1780 vales por municípios europeus, num valor total que deverá ascender a 26,7 milhões de euros. O comunicado da Anacom ajuda a confirmar que a iniciativa WiFi4EU, que tem o eurodeputado Carlos Zorrinho como um dos principais promotores, tem tido grande procura junto dos municípios portugueses.

Portugal tem 208 municípios – e 207 já apresentaram candidaturas à WiFi4EU nas duas primeiras edições de candidatura (67% dos municípios nacionais, mais de dois terços). Nessas duas primeiras edições foi atribuído um total de 3,1 milhões de euros a municípios portugueses através deste mecanismos de combate à infoexclusão.

  • 333