Google lança Chrome 71 contra anúncios abusivos

A Google anuncia que a versão 71 do Chrome vai sair da fase beta e chegar gradualmente a todos. O grande destaque é o combate a anúncios abusivos e a esquemas que possam vir a custar dinheiro aos utilizadores.
A Google revela ter estado a trabalhar nesta versão do Chrome durante alguns meses. O enfoque do Chrome 71 vai ser o bloqueio de anúncios e experiências de utilização consideradas abusivas. Segundo a Google, o Chrome vai detetar anúncios, redirecionamenots automáticos que acontecem sem qualquer ação do utilizador ou anúncios que aparentem requerer ação e que acabem apenas por levar o utilizador para outras páginas. Estes comportamentos vão ser analisados e os sites vão ter 30 dias para corrigir. A partir desse prazo, o Chrome vai bloquear os anúncios nestas páginas, explica o The Verge.
O filtro para estas experiências abusivas poderá estar ligado ou desligado, conforme a escolha do utilizador. A expetativa da Google é que, com cada vez mais pessoas a usar o Chrome 71, os sites sejam “obrigados” a adotar melhores práticas, correndo o risco de perder uma fatia da receita.
Além do filtro, a nova versão do navegador vai mostrar um ecrã de alerta quando um determinado site estiver a tentar cobrar ou faturar algum montante ao utilizador sem consentimento. Por fim, as páginas que reproduzam som automaticamente vão ser “silenciadas”, o que será bem visto para alguns sites irritantes, mas pode vir a acabar com a experiência de alguns jogos online antigos.
O Chrome 71 vai começar a chegar gradualmente a todas as plataformas.
Relacionados
-
A computação quântica é o futuro, mas não vamos comprar computadores quânticos
Parece um candelabro, mas é apenas a parte de um computador de uma família tecnológica que promete tornar-se a mais potente de todas. Talia Gershon explica tudo o que precisamos de saber sobre computadores quânticos e qubits
-
Software nacional quer aumentar vida útil das baterias de veículos elétricos
A tecnologia desenvolvida na Universidade de Coimbra fará a gestão térmica de baterias de iões de lítio
-
Google remove apps maliciosas da Play Store. Já tinham sido descarregadas por 500.000 vezes
A Google anunciou a remoção de 13 apps que instalam malware nos aparelhos dos utilizadores. Um investigador denuncia que as apps já tinham sido descarregadas por meio milhão de vezes.
-
Microsoft prepara novos ícones para Office e Windows 10
A Microsoft já mostrou os ícones com novo design do Office e tudo indica que se prepare para alterar também os do Windows 10.
-
Equipa da FCUP garante lugar na final mundial da maior competição de programação
A final mundial do ACM ICPC decorre entre 31 de março e 5 de abril na Alfândega do Porto. A equipa da FCUP vai disputar o principal título da programação mundial
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
YouTube remove 400 canais na sequência de suspeitas de comentários pedófilos
21.02.2019 às 20h21
-
-
-
Comentários