exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

  • Chip fotónico que torna comunicações com satélites mais baratas

    Reporter EI

    Exame Informática

    Fomos até ao Instituto de Telecomunicações de Aveiro conhecer o projeto onde está a ser desenvolvido um chip fotónico destinado a trazer Internet à metade da população que ainda está offline. O objetivo é tornar as comunicações com satélite mais flexíveis e baratas. Além de mais pequeno, o chip fotónico consome menos energia e é capaz de processar mais dados.

  • Empresas@pt: Hilton Vilamoura

    Reporter EI

    Exame Informática

    Veja como a cadeia de hotéis Hilton no Algarve encontrou soluções tecnológicas para agilizar a gestão e libertar recursos humanos para atender o cliente. O desafio era encontrar uma plataforma que centralizasse várias áreas e que fosse portuguesa, dada a estratégia do grupo Hilton.

  • Conheça a nova versão da app do Millenium BCP

    Reporter EI

    Exame Informática

    A nova versão da aplicação do Millenium BCP pretende ser o mais intuitiva possível e permite agora uma navegação mais simples, centrando-se nas necessidades dos clientes. É fácil aceder a todo o património bancário e até é possível pedir um crédito diretamente na app.

  • Smart Heart, um estetoscópio inteligente

    Reporter EI

    Exame Informática

    Conheça o estetoscópio do Smart Heart desenvolvido no Instituto de Telecomunicações do Porto que ausculta e capta dados da atividade elétrica do coração de um paciente, o que lhe permite produzir diagnósticos que correspondem a 90% de um eletrocardiograma convencional.

  • VOI, as trotinetes e bicicletas de aluguer com baterias substituíveis

    Reporter EI

    Exame Informática

    A VOI é uma das empresas mais populares do setor em várias cidades europeias. A empresa sueca aposta na inovação tecnológica para marcar a diferença e mostrou, em Estocolmo, as primeiras bicicletas e trotinetes com baterias que amovíveis. Esta capacidade permite acelerar o processo de aluguer dos veículos e tê-los disponíveis por mais tempo.

  • Fire Protect: tecnologia portuguesa que ajuda a proteger dos incêndios

    Reporter EI

    Exame Informática

    Fomos até à Serra da Lousã conhecer as soluções desenvolvidas no Centro de Estudos de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra. Há proteções colocadas nos telhados que descarregam água enquanto chegam as primeiras chamadas, uma cerca inteligente que deteta o fogo e uma tela protetora para o automóvel. O objetivo é proteger pessoas, habitações e veículos aquando da passagem de fogos florestais. O projeto já abriu caminho ao registo de patentes.