exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

  • Live Electric Tours: 5G em movimento

    Reporter EI

    Exame Informática

    Mostramos mais uma capacidade da tecnologia 5G: uma startup portuguesa está a usar tecnologia da Vodafone para fazer transmissões de vídeo 4K em direto e a bordo do mais recente Renault Zoe.

  • Monitorização do gás radão em Portugal

    Reporter EI

    Exame Informática

    Fomos a Viana do Castelo ver como é feita a monitorização do gás radão, num projeto do Politécnico e pelo Município local. O radão é a segunda maior causa para o cancro do pulmão, segundo a Organização Mundial de Saúde, e vai passar a ser monitorizado em 50 edifícios de Viana, com as sondas a emitir alertas sempre que os limites máximos de radão sejam superados. A lei nacional define que deva ser feita esta monitorização em permanência.

  • Konica Minolta mostra o escritório do futuro

    Reporter EI

    Exame Informática

    Estivemos na Dinamarca para ver como a Konica Minolta propõe levar a digitalização do escritório para outro nível. A marca nipónica mostrou algumas ideias futuristas que mostramos aqui, como um projetor inteligente ou o já conhecido Workplace Hub.

  • OrCam cria um dispositivo que ajuda cegos a identificar objetos

    Reporter EI

    Exame Informática

    Câmara de 13 MP, software de reconhecimento e altifalante são três dos componentes que constituem o sistema da OrCam usado para ajudar pessoas cegas ou com dificuldades de visão. A tecnologia está presente em dois modelos, com os preços a começar nos 3500 euros. Cada dispositivo tem uma bateria com autonomia para até duas horas de leitura de texto e, a cada seis meses, surgem novas atualizações.

  • StorySign, uma app que ajuda crianças surdas a ler

    Reporter EI

    Exame Informática

    A segunda geração da StorySign inclui quatro livros interativos em português. A app permite apontar o smartphone a um livro e ter o avatar a fazer interpretação do texto em língua gestual, ajudando crianças surdas a aprender a ler.

  • INESC-TEC do Porto desenvolve detetor de minérios inovador

    Reporter EI

    Exame Informática

    O Smart LIBS ganhou forma na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e descreve um detetor de minérios portáitl, que funciona debaixo de água e que apresenta resultados na própria hora. O sistema de lasers foca-se num único ponto e recolhe dados que são analisados depois por algoritmos de Inteligência Artificial capazes de auto-aprendizagem.