exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

  • Um robô em plena cirurgia no Hospital da Luz

    Reporter EI

    Exame Informática

    O Hospital da Luz foi o primeiro em Portugal a ter cirurgias robóticas. Estes robôs não precisam de cortes, sendo necessários apenas orifícios para introduzir os instrumentos de cirurgia. Esta abordagem é mais precisa e reduz as probabilidades de complicações posteriores. Em breve, deverá começar a ser usado o primeiro robô no Sistema Nacional de Saúde.

  • Conheça o Centro de Competências da Siemens para a Indústria 4.0

    Reporter EI

    Exame Informática

    O i-Experience Center 4.0 foi inaugurado no ano passado em Alfragide e é o Centro de Excelência da Siemens para apoiar o desenvolvimento de projetos empresariais que estejam no contexto da Indústria 4.0. Tecnologias como a realidade aumentada e a manufatura aditiva estão disponíveis neste tipo de instalações.

  • Veja como é desenvolvido software em Portugal

    Reporter EI

    Exame Informática

    O desenvolvimento de software é uma das indústrias cada vez mais importantes para o tecido empresarial português. A PHC é um dos maiores produtores de software de gestão em Portugal, operando há mais de 30 anos e estando presente em 25 países. A internacionalização e a inovação são os dois grandes pilares estratégicos para esta empresa.

  • Lançamento do Huawei Mate 30 Pro na Alemanha

    Reporter EI

    Exame Informática

    Fomos assistir à apresentação de um dos smartphones mais aguardados do mercado: o Huawei Mate 30 Pro. Há várias características inovadoras, como o ecrã sem margens, um ecrã curvo, um sistema de controlo lateral através do dedo e um conjunto de quatro câmaras traseiras. Os terminais estão a ser lançados sem aplicações da Google, mas incluem acesso a uma loja de aplicações da própria Huawei.

  • O que uma startup portuguesa pode fazer para ajudar no combate às infeções bacterianas?

    Reporter EI

    Exame Informática

    Venha conhecer a Fastinov, uma startup criada no UPTEC, e que desenvolveu um kit que com apenas algumas gotas de sangue de um paciente consegue determinar qual o melhor antibiótico a usar no combate a determinadas infeções. O sistema promete resultados em apenas duas horas, ao invés das sete horas que conseguem os concorrentes com soluções semelhantes.

  • IR Bactyping: infravermelhos para detetar bactérias em hospitais

    Reporter EI

    Exame Informática

    A tecnologia portuguesa que ajuda a identificar estirpes de bactérias muito resistentes e que ajuda a combater surtos de infeções hospitalares. A IR Bactyping nasceu na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e pretende detetar as bactérias multirresistentes mais ameaçadoras. A ferramenta recorre a algoritmos e espectroscopia de infravermelhos com transformada de Fourier. Além de custos mais baixos, a tecnologia promete entregar resultados mais rapidamente.

  • Chip fotónico que torna comunicações com satélites mais baratas

    Reporter EI

    Exame Informática

    Fomos até ao Instituto de Telecomunicações de Aveiro conhecer o projeto onde está a ser desenvolvido um chip fotónico destinado a trazer Internet à metade da população que ainda está offline. O objetivo é tornar as comunicações com satélite mais flexíveis e baratas. Além de mais pequeno, o chip fotónico consome menos energia e é capaz de processar mais dados.