exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Huawei vai usar tecnologia 5G para desenvolver radares para carros autónomos

STEFAN WERMUTH - Getty Images

A marca tem previsto o desenvolvimento de duas ferramentas de radar embora não tenha ainda data de lançamento oficial

  • 333

Francisco JM Garcia

A Huawei anunciou que vai usar a tecnologia 5G para desenvolver novos radares para carros autónomos, nomeadamente, um radar de onda milimétrica e um radar de laser. A notícia foi avançada por Xu Zhijun, diretor da empresa tecnológica, à Reuters, revelando que a Huawei pretende dar mais um passo em direção à indústria automóvel.

O empresário confirmou também à agência de informação que não está prevista ainda uma data de lançamento para estes produtos. Embora seja um setor da indústria onde são feitos investimentos na escala dos milhões, vários membros da indústria automóvel contaram à Reuters que vão ser precisos ainda vários anos para que o segmento atinja os valores padrão para tornar os automóveis inteiramente autónomos.

Já no ano passado a marca chinesa realizou testes com o sistema MAE para o desenvolvimento de uma solução de condução automóvel. O MAE alia as funcionalidades das redes celulares 4G e 5G com um sistema de IA para coordenar os veículos de forma mais eficiente. Recorde-se que com a aposta e progressiva adoção de sistemas de Inteligência Artificial (IA) direcionados para a indústria automóvel, a Huawei pretende disponibilizar veículos totalmente autónomos até 2030.

  • 333