exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores portugueses ganham World Technology Awards

O projeto “t-words”, criado por investigadores da Universidade do Minho, ganhou a categoria de Entretenimento dos World Technology Awards. É a primeira vez que o prestigiado prémio é atribuído a portugueses.

  • 333
A equipa que criou o T-Words

A equipa que criou o T-Words

“T-words” é um interface desenvolvido com propósitos didáticos que facilitam a aprendizagem de sons, palavras e frases. E desde o final da semana passada é também o primeiro projeto português a receber o prémio relativo à categoria de Entretenimento World Technology Awards.

O interface foi desenvolvido pelos investigadores Cristina Sylla, Sérgio Gonçalves, Pedro Branco e Clara Coutinho, no EngageLab, da Universidade do Minho.

Em comunicado, Pedro Branco, coordenador do engageLab e professor do Departamento de Sistemas de Informação, reagiu da seguinte forma à entrega do prémio: «Os projetos do engageLab têm sido alvo de destaque continuado por especialistas internacionais, desde blogues à imprensa. Este prémio confirma o que se tem dito e é um estímulo à continuidade de todo esse trabalho, o qual só é possível promovendo a forte transdisciplinaridade entre arte, design, comunicação, educação e engenharia».

Os World Technology Awards são organizados pela World Technology Networks em parceria com a CNN, o NASDAQ e as revistas Time, Fortune e Science. Zynga, Sony e Napster são alguns dos nomes sonantes que já ganharam o prémio ganho pelos investigadores da Universidade do Minho.

  • 333