exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Multa à Google: Trump critica União Europeia

Ben Pruchnie - Getty Images

O presidente dos EUA teceu críticas no Twitter à União Europeia depois de ter sido conhecida a multa de quase cinco mil milhões de euros aplicada à Google.

  • 333

Exame Informática

«Eu avisei-vos. A União Europeia acaba de aplicar uma multa de Cinco Mil Milhões de dólares a uma das nossas grandes empresas, a Google. Eles estão mesmo a tirar partido dos EUA, mas não durante muito mais», escreveu Trump no Twitter. Recorde-se que a Google foi multada em 4,3 mil milhões na sequência de uma investigação às práticas comerciais da empresa no segmento dos sistemas operativos dos dispositivos móveis.

A gigante da Web já fez saber que vai recorrer da decisão.

Dois especialistas ouvidos pela Reuters consideram que o presidente dos EUA ter vindo a público criticar a UE não é algo inédito, mas que será contra-producente. Já em 2015, o presidente Obama tinha afirmado que a UE era comercialmente focada no que diz respeito às investigações às tecnológicas americanas. Em 1997, o vice-presidente Al-Gore disse que os EUA estavam atentos e a aguardar o resultado final da sua [da UE] decisão sobre a fusão da Boeing com a McDonnell Douglas com expectativa.

Jean Claude-Juncker, presidente da Comissão Europeia, vai encontrar-se com o presidente Trump na próxima quarta-feira e é possível que este tema volte à mesa, entre outras discussões possivelmente sobre comércio e tarifas.

  • 333