exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple vai pagar 500 milhões de dívida fiscal ao estado francês

LIONEL BONAVENTURE

O governo francês tem sido um dos promotores da aplicação de impostos específicos para os gigantes das tecnologias. Em contrapartida, a Apple não só é uma das maiores empresas tecnológicas, como tem um histórico de alegada fuga fiscal na Europa

  • 333

A Apple e o estado francês chegaram a acordo para o pagamento da dívida fiscal acumulada ao longo dos últimos anos. De acordo com a imprensa francesa, a fabricante francesa vai pagar 500 milhões de euros de dívida fiscal.

Apesar das primeiras notícias que revelam o valor da dívida, não há ainda confirmação oficial da Apple quanto ao montante a desembolsar no âmbito do acordo.

«A administração fiscal francesa concluiu recentemente uma auditoria de vários anos às contas bancárias que a empresa tem em França, e esses detalhes vão ser publicados», referiu um comunicado da delegação francesa da Apple, citado pela Reuters.

O governo francês tem sido um dos promotores da aplicação de impostos específicos para os gigantes das tecnologias. Em contrapartida, a Apple não só é uma das maiores empresas tecnológicas, como ainda tem um histórico de alegada fuga continuada aos diferentes aparelhos fiscais na Europa.

No verão de 2016, a Comissão Europeia aplicou uma penalização que obriga a Apple a pagar 13 mil milhões de euros de impostos, que terão ficado por pagar devido à deslocação de negócios – e de obrigações fiscais – para a Irlanda, após um acordo com o governo local. Essas práticas terão tido início nos anos 1990 – mas a penalização ditada pela Comissão Europeia apenas incide no período de 2003 a 2015.

Atualmente, a Comissão Europeia está a analisar a aplicação de um imposto às empresas de tecnologias.

  • 333