A Nos ganhou o recurso interposto na Auto Regulação Publicitária (ARP) que havia levado a suspender à transmissão uma das mais recentes campanhas publicitárias sobre um novo tarifário móvel para utilizadores da quinta geração de redes móveis (5G). Em consequência, a campanha “Nos apresenta. Uma geração sem limites” vai voltar a ser transmitida pelos vários meios de comunicação, noticia a Agência Lusa.
Numa deliberação datada de 26 de novembro, os membros do Júri de Ética Publicitária da ARP que apreciaram o recurso interposto pela Nos concluem que «não se vislumbra minimamente qualquer falta ao dever de atuar com veracidade – a anunciante Nos disse estar pronta para o 5G e nada existe que coloque em causa a fidedignidade de tal afirmação», cita a Lusa.
A deliberação resultante do recurso contrasta com a primeira decisão do Júri de Ética Publicitária da ARP que, em 30 de outubro, levou à suspensão da campanha publicitária da Nos por, alegadamente, considerar que incorria numa «uma prática comercial enganosa». Nessa deliberação da ARP, a Nos é instada a cessar a campanha, retirando-a de imediato dos diferentes suportes.
A suspensão da campanha “Nos apresenta. Uma geração sem limites” teve origem numa queixa da Meo, que é detida pela Altice Portugal. O pedido de suspensão estaria relacionado com o facto de a campanha aludir à 5G, quando na verdade a 5G só deverá estar operacional depois de agosto, quando se conhecerem os operadores que vão ganhar o leilão da nova geração de redes móveis e as frequências estiverem devidamente atribuídas aos vencedores desse leilão.